CETIP: uma empresa para observar
- Daniel Meinberg
- 16 de abr. de 2010
- 2 min de leitura
(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0007.html)
Boa noite, pessoal.
Ontem falei sobre Petrobras. Convenhamos, falar de Petrobras é muito fácil, todo mundo conhece. Então hoje resolvi falar de uma empresa, de menor destaque, que tem me chamado atenção, e que pode surpreender. O interessante de falar de empresas com menos destaque é que pouca gente acompanha, e eventuais impactos – positivos ou negativos – passam despercebidos pelos pequenos investidores. Então, falar deles tem a haver com democratizar as oportunidades que o mercado oferece.
Inicialmente, convido-os a conhecer a empresa: www.cetip.com.br. Para te motivar a visitar a empresa, aponto seus principais pontos fortes, melhor detalhados lá:
- a CETIP é é a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior Câmara de ativos privados do mercado financeiro brasileiro, possivelmente custodiando mais de 95% dos ativos de renda fixa privados brasileiros, registrando mais de 75% em valor dos derivativos de balcão. Enfim, domina o mercado.
- a empresa integrou verticalmente seu modelo de negócios, envolvendo negociação, registro, custódia, gestão de garantias, e atividades de compensação e liquidação.
- seus produtos tem alta geração de caixa, economias em escalas, e baixa sensibilidade à volatilidade do mercado.
- a empresa não se expõe a perdas de capital decorrentes de contrapartidas relevantes em operações realizadas dentro do seu mercado, fazendo uma gestão de risco bastante eficiente.
- a companhia baseia-se em sistemas tecnológicos bastante estáveis e confiáveis, em uma equipe experiente, eficaz e motivada.
- a CETIP distribuiu 100% de seus lucros apurados em 2009 em dividendos.
Bom, se você chegou até aqui e não se interessou em procurar saber mais sobre a empresa, faça um favor a você mesmo: poupe seu tempo e volte amanhã. Mas se, como eu, enxergou uma empresa no mínimo interessante a ser estudada, passeie pelo site da empresa, entenda melhor como ela se posiciona dentro do segmento financeiro, para que possa avaliar como vejo dois fatos que entendo que serão relevantes para os resultados da empresa nos próximos meses:
- a notícia de ontem, dada pela FEBRABAN, de redução do limite inferior de transações por TED, baixando de R$ 5.000,00 para R$ 3.000,00 a partir do dia 21 de maio próximo deve ter impacto positivo para a empresa.
- eventual aumento da taxa Selic também deve impactar positivamente seus resultados. Claro que, neste aspecto, boa parte já pode estar precificado, haja visto a expectativa do mercado que vem sendo publicado pelo Banco Central semanalmente em seu relatório Focus. O quão precificado está é importante ser avaliado também.
Abraços, boa sexta-feira a todos.
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...