Investimentos em estrangeiras
- Daniel Meinberg
- 17 de abr. de 2010
- 1 min de leitura
(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0008.html)
Boa noite, pessoal.
Esquentar notícia velha pra fazer as bolsas caírem foi fogo! hehehehe
Bom, muita gente que o que aconteceu hoje era questão de dias, porque a Bovespa estava muito valorizada em relação aos seus pares.
Se você joga nesse time, dos que acham que nossa bolsa já valorizou demais, que agora os papeis das estrangeiras devem andar mais, ou se confia mais no cenário externo do que no brasileiro, está na hora de saber um pouco mais sobre os BDR (Brazilian Depository Receipts). Os BDR são certificados de ações de empresas abertas de outros países emitidos no Brasil, de acordo com a nossa legislação, rigorosamente controlado e regulamentado.
Para emitir um BDR, a empresa precisa bloquear ações no exterior, de forma a assegurar o lastro. Tais ações ficam bloqueadas na conta da instituição custodiante, em empresa similar à CBLC.
Os BDR permitem, então, diversificar a carteira com empresas estrangeiras de forma análoga às operações com empresas nacionais, também através de corretoras que atuam junto à BM&FBovespa (Megabolsa). Para efeito de legislação, é como outro investimento em ações feitos no Brasil. As liquidações são executadas pela CBLC também de forma semelhante.
Em termos de publicações de informações, as empresas que emitem BDR assumem compromissos semelhantes às empresas nacionais para divulgação, garantindo igualdade no acesso às informações aos investidores.
Para saber a lista de BDR patrocinados, ou seja, as empresas disponíveis, visitehttp://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/Empresas-Listadas/BuscaEmpresaListada.aspx?indiceAba=2&seg=BDR&idioma=pt-br.
Abraços, bom fim de semana a todos.
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...