top of page

Recolhendo dividendos para pagar menos imposto legalmente

  • Daniel Meinberg
  • 19 de abr. de 2010
  • 3 min de leitura

(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0009.html

Boa noite, pessoal.

A cada dia, o cerco da Receita Federal se fecha mais sobre os investidores. Se você ainda está no time dos que sonegam, cada dia deve tomar mais cuidado. Particularmente, todo mês eu compareço para alimentar o leão através do pagamento do DARF. Penso que é melhor, pois permite dormir sossegado, principalmente porque o prazo para a Receita vir atrás de algo errado é de 5 anos (sonegar hoje representa preocupar-se com por 60 meses com os noticiários sensacionalistas no Jornal Nacional e cia). Prefiro pagar meus impostos e ficar tranqüilo.

Outra vantagem de pagar no momento correto é que você acabou de realizar o lucro, ou seja, está com disponibilidade de caixa. Se deixar para pagar se e quando a Receita descobrir, além da multa e dos juros, vá saber como estará sua disponibilidade, o que pode implicar em realizar algum prejuízo para quitar suas obrigações, se não acontecer algo muito pior: ter que pegar empréstimo bancário a juros “módicos” que, dependendo da linha de crédito, pode chegar à casa de 3 dígitos anuais.

No entanto, a legislação tem regras que nos permite pagar menos impostos sem sonegar. Uma delas, e que eu gosto muito, é recolher os dividendos. Gosto tanto que todo dia cedo eu tuitopara os que me seguem quais os papeis ficarão ex no dia seguinte.

A estratégia é a seguinte: como vocês sabem, dividendos são isentos de imposto de renda (se não sabia, agora sabe). Quando um papel fica ex, seu preço é corrigido antes da abertura do pregão seguinte. Se você esperar ele valorizar até o preço anterior, e vender no 0 x 0, você embolsa o valor dos dividendos integrais, sem dever imposto de renda, ou seja, não tem que pagar os 15% ao leão. Por outro lado, se você só quer recolher os dividendos, você realizará prejuízo teórico (pois o valor foi corrigido) e poderá compensar em outras operações.

Está complicado, né? Vou tentar com exemplos, para ver se fica mais fácil de entender.

Vamos supor que um determinado papel EXEM3 (Exemplo ON) que esteja cotado em 10,00 ficará ex amanhã, para pagar dividendos de 1,00. Se você dormir comprado em EXEM3, o preço dela vai fechar o pregão hoje em 10,00 e abrirá amanhã em 9,00, pois o 1,00 de pagamento de dividendos será debitado do valor da cotação. Se você esperar o papel se recuperar e vendê-lo a 10,00, terá um resultado operacional nulo (ou seja, nem lucro nem prejuízo) e, portanto, nada a acertar com o leão. Mas embolsou 1,00 de dividendos. E desses 1,00 você não tem que pagar 15% ao leão a título de imposto de renda, pois dividendos são isentos de IR. Numa operação normal com a mesma valorização você teria lucro líquido de 0,85, ao invés de 1,00 (compra a 10,00, valorização de 1,00 sem dividendos, venda em 11,00, lucro de 1,00, IR de 15% x 1,00 = 0,15, lucro líquido = 0,85). Ou seja, por recolher o dividendo da empresa, você lucrou 0,15 amais. Note: 0,15 em 0,85 representa um ganho adicional de 17,6% a mais.

Na segunda hipótese, vamos supor que você achou o exemplo muito ruim e não confia que EXEM3 terá um bom desempenho. Então, você compra ela hoje a 10,00, vende a 9,00 amanhã, receberá os dividendos e terá um prejuízo operacional (perante a receita) de 1,00 por ação. Este valor poderá ser utilizado para amortizar outros lucros em operações normais (não pode compensar lucros com Day Trade).

A desvantagem de recolher os dividendos é ter que esperar até a data de pagamento para receber o valor. Quando for escolher a empresa que for recolher, veja a data de pagamento. Boa parte das empresas faz o pagamento em 15, ou 30 dias (algumas esticam bastante esse prazo, e isso merece atenção). Convenhamos, uma rentabilidade extra de mais de 17% em menos de um mês me parece bastante interessante, não?

Mas atenção: dividendos são isentos de IR. Juros sobre capital próprio (JCP) não. Recolher JCP não me parece tão bom negócio. Esta estratégia é interessante, em meu ponto de visto, para pagamentos de dividendos. Mas como as empresas costumam ficar ex dividendos junto com ex JCP (exemplo, na próxima sexta-feira, PETR deverá ficar – depende de aprovação em assembléia na quinta-feira – ex juros em R$ 0,12 e ex-dividendos em R$ 0,13), acaba recolhendo ambos.

Abraços, boa semana a todos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Subindo para o QuintoAndar

Hoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...

 
 
 
Amazon Kindle: conhece?

Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...

 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2016 por Daniel Meinberg Schmidt de Andrade

Orgulhosamente criado com Wix.com

Deixe seu e-mail e receba as atualizações do site

bottom of page