top of page

Andamento de Carteiras Recomendadas

  • Daniel Meinberg
  • 20 de abr. de 2010
  • 2 min de leitura

(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0010.html)

Boa noite, pessoal.

Seguem os quadros de desempenho das carteiras recomendadas.

O primeiro quadro apresenta os desempenhos das últimas carteiras de cada casa:

A atualização da carteira mensal da Ativa, ainda que o mês não tenha encerrado, decorre de alteração feita pela casa em razão do fato surgido entre Pão de Açúcar e Casas Bahia. A corretora optou por substituir PCAR5 por outros papeis.

Destaque positivo para a Socopa, que decidiu manter a carteira, ou seja, abriu mão de faturar com a corretagem das operações de seus clientes em favor da busca de maior rentabilidade da carteira.

Das 8 carteiras que apresentam algum fechamento de carteira – ainda que parcial, 7 estão superando o desempenho do IBOV. Entretanto, 3 carteiras perdem para o “dinheiro no colchão”.Ressalva-se, neste caso, que como não houve alteração na carteira da Socopa, os dados de desempenho da carteira não foram computados: serão lançados no fechamento da carteira, quando houver nova recomendação.

O critério para coleta de dados permanece o mesmo: carteiras recebidas com pregão aberto, computam-se as cotações no fechamento do pregão. Carteiras recebidas com pregão fechado, computam-se as cotações na abertura do próximo pregão. Este mecanismo tem se mostrado mais eficiente, facilitando – inclusive – auditoria na apuração.

Este segundo quadro apresenta as rentabilidades acumuladas desde o início da apuração:

No acumulado, 75% das carteiras estão positivas em relação ao IBOV, e também 75% estão positivas em relação ao “dinheiro no colchão”.

A ressalva colocada para as carteiras da Socopa em relação à atualização naturalmente vale também para a rentabilidade acumulada. Sendo assim, o desempenho negativo em relação ao “dinheiro no colchão” deve ser visto com este cuidado especial.

O destaque positivo, no entanto, está sendo a carteira da Gradual: rentabilidade de 7,498% nas últimas 4 semanas, 4,4355% acima do rendimento do IBOV.

A única que simultaneamente perde para o IBOV e para o “dinheiro no colchão” é a carteira daCoin, como pode ser apurado acima. Coincidentemente, a Coin foi a corretora que indicou por 2vezes papeis com baixa liquidez em sua carteira semanal (em meu entendimento, o caso da indicação em 29/03/10 de SCAR3 poderia ter configurado manipulação de mercado, caso os clientes tivessem seguido a recomendação), e que nas 3 transições de carteiras até o momento nunca manteve sequer um papel da carteira anterior. Ou seja, custos com emolumentos e corretagens agravam o cenário apresentado pela carteira da corretora.

Abraços, boa terça-feira a todos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Subindo para o QuintoAndar

Hoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...

 
 
 
Amazon Kindle: conhece?

Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...

 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2016 por Daniel Meinberg Schmidt de Andrade

Orgulhosamente criado com Wix.com

Deixe seu e-mail e receba as atualizações do site

bottom of page