Investindo em fundos de índices (ETF´s)
- Daniel Meinberg
- 24 de abr. de 2010
- 2 min de leitura
(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0014.html)
Boa noite, pessoal.
A cada dia, ETF (Exchange Traded Funds), ou fundos de índices, estão mais comuns. Você sabe o que é isso, e como investir neles?
Vamos começar pelas definições, para permitir a compreensão: índices são indicadores de desempenho de determinada carteira ou grupo de ativos (ações, títulos, derivativos, etc.), e tentam espelhar o desempenho de um mercado (ex: IBOV) ou setor (ex: construção civil, telecomunicações, etc.). Pela característica, são médias ponderadas, em função do volume de negócios de cada componente.
A princípio, qualquer pessoa pode criar um índice (comercializá-lo é outra história). Por exemplo, podemos criar um índice para medir o desempenho das empresas estatais listadas em bolsa. O“Istatal” seria composto de Petrobras, Eletrobrás, Banco do Brasil, Banrisul, Banco da Amazônia, etc. A proporção do índice pode ser pelo volume de transações na bolsa (que é adotado para os ETF), ou ponderando também o percentual da participação governamental no capital da empresa. Ou até criar outros critérios. Outro índice interessante que poderia ser acompanhado seria o “Imigrante”, com as participações das corretoras dos gringos nas compras, nas vendas, e nas manipulações (ops). Poderia também criar o “Increnca”, só com micos.
Seja criativo e monte o seu índice. Se ele tiver alguma utilidade, melhor ainda! Eu, por exemplo, imaginei criar um índice que avaliasse a minha otimização de tempo com as diversas atividades que desempenho durante o dia, e a relevância delas para a minha vida. Seria o “Idiota”. Mas vamos supor que você tenha entendido o que é um índice e voltar a tentar falar sério.
Fundos de índices são fundos com cotas negociadas geralmente em bolsa que tentam obter a mesma rentabilidade do índice de referência. Isto é possível comprando os mesmos ativos nas respectivas proporções constantes do índice. Por exemplo: se um determinado fundo deseja acompanhar o desempenho do IBOV, ele busca a composição do índice comprando as ações que compõe o índice nas proporções apontadas.
Em minha opinião, investir em fundos de índices é mais seguro e mais barato do que investir em fundos oferecidos por bancos. Mais seguro, pela forma de regulamentação e gestão dos fundos. Mais barato porque as taxas de administração são menores.
Os primeiros fundos de índices neste formato surgiram na década de 80 nos EUA. No Brasil, o primeiro fundo de índices – PIBB – começou a ser comercializado em julho de 2004 e refletia o desempenho do índice IBrX-50. Hoje, alguns fundos de índice chegam a girar mais de R$ 60 milhões em cada sessão da Bovespa.
Alguns fundos atualmente negociados na Bovespa são:
- BOVA11: fundo indexado ao IBOV, o mais líquido atualmente.
- BRAX11: fundo indexado ao IBrX-100.
- CSMO11: fundo de índices associado a empresas de consumo negociadas na Bovespa.
- MILA11: fundo de índices associado a ações das empresas classificadas como Mid e LargeCaps negociadas na Bovespa.
- MOBI11: fundo de índices associado a empresas do ramo imobiliário negociadas na Bovespa.
- SMAL11: fundo de índices associado a ações das empresas classificadas como Small Capsnegociadas na Bovespa.
Abraços, bom fim de semana a todos.
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...