Andamento de Carteiras Recomendadas
- Daniel Meinberg
- 29 de abr. de 2010
- 2 min de leitura
(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0018.html)
Boa noite, pessoal.
Seguem os quadros de desempenho atualizado das carteiras recomendadas. O primeiro quadro apresenta os desempenhos das últimas carteiras de cada casa:

A atualização da carteira mensal da Ativa, ainda que o mês não tenha encerrado, decorre de alteração feita pela casa em razão do fato surgido entre Pão de Açúcar e Casas Bahia. A corretora optou por substituir PCAR5 por outros papeis.
Destaques positivos para a Concórdia e para a Ativa. Para a Concórdia, porque decidiu manter a carteira, ou seja, abriu mão de faturar com a corretagem das operações de seus clientes em favor da busca de maior rentabilidade da carteira. Para a Ativa, em razão de ter sido o melhor desempenho em relação ao IBOV no período de referência.
Esta semana, todas as 8 carteiras estão superando o desempenho do IBOV. Entretanto, 4carteiras perdem para o “dinheiro no colchão”. Ressalva-se, neste caso, que como não houve alteração na carteira da Concórdia, os dados de desempenho da carteira não foram computados e serão lançados no fechamento da carteira, quando houver nova recomendação.
O critério para coleta de dados permanece o mesmo: carteiras recebidas com pregão aberto tomam-se as cotações no fechamento do pregão. Carteiras recebidas com pregão fechado tomam-se as cotações na abertura do próximo pregão. Este mecanismo tem se mostrado mais eficiente, facilitando eventual auditoria na apuração.
Este segundo quadro apresenta as rentabilidades acumuladas desde o início da apuração:

No acumulado, 75% das carteiras estão positivas em relação ao IBOV, e 87,5% estão com desempenho positivo em relação ao “dinheiro no colchão”.
A ressalva colocada para as carteiras da Concórdia em relação à atualização naturalmente vale também para a rentabilidade acumulada. Sendo assim, o desempenho negativo em relação ao “dinheiro no colchão” deve ser visto com este cuidado especial.
O destaque positivo, no entanto, passou a ser a carteira da SLW, com 4,4548% de rentatbilidadeacima do rendimento do IBOV.
Duas carteiras (Coin e Gradual) perdem para o desempenho do IBOV, e também duas carteiras (Socopa e Gradual), possivelmente prejudicadas pelo fraquíssimo desempenho do IBOV de referência, perdem para o “dinheiro no colchão”.
Abraços, boa quinta-feira a todos.
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...