Um pouco sobre a CEMIG
- Daniel Meinberg
- 12 de mai. de 2010
- 3 min de leitura
(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0029.html)
Boa noite, pessoal.
Já falei rapidamente sobre PETROBRAS e sobre CETIP. Hoje vou dar uma pincelada sobre a CEMIG, mais uma empresa brasileira que se destaca nacional e internacionalmente: ações (Bovespa) e recibos (Nova York e Madri) da CEMIG fazem parte de diversos índices, como Ibovespa, Dow Jones e ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial).
Quem imagina que a CEMIG é apenas a concessionária de energia de Minas Gerais não fazideia do que é a empresa. Quando foi criada há quase 58 anos atrás (que serão completados no próximo dia 22) por JK, a empresa tinha este objetivo. Mas hoje está muito além disso: a CEMIG é uma holding que controla operações de 49 empresas e 10 consórcios, distribuídos em 20 unidades da federação (falta atender ao Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Piauí, Roraima e Sergipe), além do Chile, contemplando uma área de concessão maior do que a França! Provê energia para boa parte do Brasil, para o Chile, Argentina e Uruguai. Mas os negócios da CEMIG não se restringem a energia elétrica: ela atua também no setor de telecomunicações e na distribuição de gás natural. Trata-se da maior empresa de distribuição de energia do Brasil, com 12% de participação do mercado nacional, 3° maior grupo transmissor, com aproximadamente 10% de participação do mercado, e 3° maior grupo gerador, com aproximadamente 7% de participação.
O foco da expansão da empresa atualmente permanece na sua área de excelência: distribuição de energia elétrica. Sendo assim, recentemente adquiriu a Light (concessionária que atua no Rio de Janeiro da qual a CEMIG detém mais de 13% de participação direta – dado de dezembro/2009, ou seja, sem considerar aquisições já efetivadas das participações da Andrade Gutierrez e da Equatorial naquela empresa) e outras 5 empresas transmissoras de energia elétrica, duplicando sua rede de transmissão.
Apesar desta política de expansão agressiva, a empresa continua com baixo endividamento e pagando bons dividendos, mantendo a política de distribuir 50% dos lucros sob forma de dividendos, em duas parcelas semestrais.
No último dia 06 a empresa apresentou seu relatório trimestral (1° trimestre de 2010). A apresentação pode ser acessada pela URLhttp://cemig.infoinvest.com.br/ptb/7583/Apresentacao_1TRI10Webcastfinal.pdf, mas gostaria de destacar alguns pontos que considerei interessantes:
- crescimento da receita líquida em 22% comparado ao 1° trimestre de 2009;
- crescimento do LAJIDA (EBITDA) em 9% em base anual;
- recuo do lucro líquido em 1% comparado anualmente (devemos lembrar que os investimentos com aquisições impactaram neste indicador);
- alongamento do perfil da dívida por meio do lançamento de debêntures, elevando o prazo médio de vencimento de 3 anos para 3,9 anos (aproximadamente 3 anos e 11 meses), com redução de exposição ao CDI de 72% para 62%;
- redução em 16,1% do tempo de interrupção no fornecimento aos consumidores finais;
- redução em 6,1% nas ocorrências de interrupção no fornecimento;
- forte crescimento nas vendas de energia, decorrentes do maior volume de energia secundária, compras de energia de outras empresas que permitiram ampliar a oferta, além da entrada em operação de mais uma usina hidrelétrica (UHE Baguari) e da Central Eólica Parajuru.
Os resultados econômicos positivos estão, portanto, associados a melhores indicadores de qualidade na prestação do serviço, o que permite esperar um crescimento sustentável das operações da empresa.
A entrada em operação da central eólica Parajuru é reflexo dos investimentos da empresa em fontes de energia alternativas e com baixo impacto ambiental, contribuindo para viabilizar o crescimento sustentável da economia.
A CEMIG planeja investir até 2012 para triplicar o número de religadores (equipamentos que atuam automaticamente em casos de interrupção no fornecimento de energia), reformar parte da rede de distribuição e substituir a rede aérea nua por rede aérea protegida, o que também deverá trazer benefícios em termos de qualidade na prestação dos serviços.
Enfim, pela boa governança, pela posição de destaque, pelos bons resultados conquistados e pela perspectiva futura, acredito que a CEMIG seja uma empresa interessante de ser acompanhada e avaliada para investimentos. Se interessou, desde já segue a URL para o calendário de eventos informado pela área de RI da empresa:http://cemig.infoinvest.com.br/ptb/4213/Gov2010_por.pdf.
Notem na agenda o evento organizado pela APIMEC/MG entre os dias 30/05 e 01/06 próximos. Trata-se de um evento no qual a CEMIG apresentará sua estratégia, a gestão dos ativos, balanços de compra e venda de energia e perspectivas futuras. As palestras com informações sobre a CEMIG serão apresentadas no dia 31/05 e poderão ser assistidas pela web, e a CEMIG publicará as apresentações no site da empresa. A URL para assistir à apresentação será disponibilizada posteriormente pela empresa. Assim que eu recebê-la, divulgarei pelo Twitter(@danielmeinberg).
Agradeço à equipe de RI da CEMIG que respondeu rapidamente minhas consultas, seja por telefone ou por e-mail, especialmente ao Sr. Agostinho Cardoso, à Srta. Ana Paula e ao Sr. Rogério.
Abraços, boa quarta-feira a todos.
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...