top of page

Plantando seu imóvel

  • Daniel Meinberg
  • 22 de mai. de 2010
  • 3 min de leitura

(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0038.html)

Boa noite, pessoal.

Voltando a falar em imóveis, é comum recebermos propostas de compra de imóveis na planta. Que tal saber um pouco como isso funciona, e em que condições é vantajosa esta opção de investimento?

Como investimento, de um modo geral, a rentabilidade de um imóvel perde para a da caderneta de poupança. Por outro lado, transmite segurança e garantia. É um bom investimento considerando os fatores culturais e emocionais. Naturalmente, há nichos no mercado imobiliário que apresentam explosões de valorização, mas, na média, a rentabilidade é baixa.

Comprar imóvel na planta significa comprar um imóvel antes de ser construído, ou durante a sua construção. De partida, representa impossibilidade de adquirir um imóvel e mudar para ele imediatamente, ou seja, não é uma alternativa para sair do aluguel rapidamente. Além da indisponibilidade imediata, há riscos no processo de construção, como atrasos na entrega ou até a quebra da construtora. Em compensação, o custo é inferior ao de um imóvel similar já pronto para mudar por duas razões:

- a construtora assegura parte do fluxo de caixa necessário para a obra com o pagamento antecipado, evitando recorrer a bancos ou outras formas de financiamento;

- sem uma diferença razoável de valor entre o preço de mercado do imóvel para pronta-entrega e o preço do imóvel a ser entregue daqui a algum tempo, quem em sã consciência faria opção por deixar para receber seu imóvel depois, e ainda correr riscos de problemas durante as obras?

Para os riscos, verifique a saúde econômica da construtora ou, pelo menos, as coberturas contratuais dos seguros da obra. Isto é um ponto importante para garantir retorno do seu dinheiro em caso de sinistro ou falência da construtora. O Código de Defesa do Consumidor também colaborou para trazer maior tranqüilidade àqueles que optam por esta modalidade de investimento.

Generalizando para quaisquer imóveis, sejam comprados na planta ou não, o pagamento à vista é a forma ideal de adquirir, como para quase 100% dos pagamentos. Pagando à vista você tem maior poder de barganha e foge dos custos e taxas de financiamento. Se não tem a disponibilidade de recursos imediata, caso seja viável, adie a compra e poupe mensalmente para melhorar seu poder de negociação e, se não for suficiente, pelo menos reduzir as prestações e o prazo de financiamento. Caso não seja possível, quanto maior o valor da entrada, melhor, pois reduz as prestações, mas o valor deve ser calculado observando seu fluxo orçamentário, pois o financiamento de imóveis permite captar empréstimos com taxas relativamente baixas (comparando com as demais modalidades de crédito, não com as modalidades de investimento comerciais).

Deve ser observado que, ao comprar o imóvel, os valores devidos referentes à escritura e às taxas governamentais deverão ser pagos imediatamente, sendo necessário calcular e provisionar tais valores no momento que se calcula a disponibilidade orçamentária.

O investimento em imóvel é algo que pressupõe longo prazo, especialmente se for um imóvel residencial no qual a pessoa pretende morar. Neste caso, é recomendável que verifique as condições de vizinhança, legislação municipal, dentre outras, diminuindo as chances de seu sonho se transformar em pesadelo, e você ter conviver com problemas intermináveis e não previstos inicialmente.

Lembre-se também que, atendidos os requisitos que a Caixa Econômica Federal estabelece,você pode lançar mão dos recursos do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagar ou amortizar parte do valor do imóvel. O FGTS é um dinheiro seu, em minha opinião é mal remunerado, e que só pode ser utilizado em condições específicas. Se houver possibilidade de empregá-lo na aquisição do seu imóvel, tanto melhor. No site da Caixa (www.caixa.gov.br) você encontra as condições para utilizar seu FGTS.

Abraços, bom fim de semana a todos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Subindo para o QuintoAndar

Hoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...

 
 
 
Amazon Kindle: conhece?

Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...

 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2016 por Daniel Meinberg Schmidt de Andrade

Orgulhosamente criado com Wix.com

Deixe seu e-mail e receba as atualizações do site

bottom of page