Emprestando dinheiro para o Governo
- Daniel Meinberg
- 2 de jun. de 2010
- 2 min de leitura
(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0061.html)
Boa noite, pessoal.
Acredito que a maioria já percebeu o assunto de hoje: investimento em títulos públicos. Mais uma opção de investimento em renda fixa para quem tem a partir de R$ 150,00. O principal objetivo dos títulos públicos é financiar a dívida estatal, ou financiar investimentos do Governo Federal. O Tesouro Direto viabiliza investimentos em títulos públicos diretamente, ou seja, sem a necessidade de investir em fundos de renda fixa oferecidos pelos bancos comerciais, implicando em menor custo de intermediação.
Os títulos públicos possuem boa rentabilidade quando comparamos a outras aplicações financeiras de renda fixa ofertadas no mercado. As taxas de administração e custódia são baixas. Diferente dos fundos de renda fixa, que possuem o chamado “come-cotas”, a tributação só é feita no momento da venda, do vencimento ou, no caso dos títulos que pagam juros periodicamente, no momento do pagamento dos juros.
A variedade de indexadores e prazos de vencimento permite maior flexibilidade na elaboração de estratégias. Com relação aos indexadores, os títulos oferecem rentabilidade pré-fixada, variável atrelada à SELIC ou variável atrelada a índice de inflação. Há também títulos que pagam parcelas de juros periodicamente e outros que faça o pagamento dos juros ao final do período combinado. Suas denominações são:

Apesar das datas de vencimento alongadas, esta opção de investimento atende também a estratégias de curto e médio prazo, pois todas as quartas-feiras o Governo promove a recompra de títulos pelo preço de mercado, que pode ser maior ou menor que o valor nominal.
Se interessa saber mais, segue uma URL para um curso virtual oferecido pela CBLC:http://www.cblc.com.br/cblc/hotsites/TesouroDireto/player.asp.
Sugiro consultar também o site para iniciantes do Tesouro Direto:http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/primeiravez.asp. Neste site estão disponíveis informações adicionais como orientação para investir (cadastro, procedimento para compra evenda, regras, etc.), indicadores da dívida pública, estatísticas e formação de preços, relação de agentes integrados e os últimos avisos. Há também informações para entrar em contato com o Tesouro Nacional para outros esclarecimentos.
Abraços, boa quarta-feira a todos.
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...