top of page

Bolsa durante os jogos: muito cuidado!

  • Daniel Meinberg
  • 11 de jun. de 2010
  • 3 min de leitura

(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0085.html)

Boa tarde, pessoal.

Hoje estou postando mais cedo porque tenho um compromisso pessoal muito importante: minha avó está completando 93 anos. E, como quando eu decidi deixar emprego para operar estava fazendo opção por qualidade de vida, nada mais coerente do que, em dias como hoje, priorizar minha família ao invés do mercado financeiro. Claro que não estou simplesmente abandonando minhas operações: este afastamento hoje (como as interrupções que farei durante a Copa) foi planejado e avaliado. Amanhã retornarei à rotina. Bom, mas vamos ao que interessa.

A BVM&F já comunicou que as operações não serão interrompidas durante os jogos do Brasil na Copa. Para melhorar, o Vaccarezza (líder do Governo na Câmara) está querendo votar os projetos relativos ao pré-sal, diretamente afetos à Petrobras (simplesmente a maior empresa do país, e que tem em média o maior volume de negociações na Bovespa, ainda ligeiramente à frente da Vale) no dia do primeiro jogo do Brasil na Copa. Estou enxergando um prato cheio para manipulação, e sardinha (pequeno investidor) perder dinheiro. Acompanhem o raciocínio comigo.

Não é segredo para ninguém que futebol desvia a atenção da maioria dos brasileiros, especialmente durante as Copas. Também não é segredo que operar no mercado precisa de muito planejamento, elaboração de estratégia, sangue frio e atenção. Como muitos sabem também, a maioria das sardinhas está operando através de análise gráfica, utilizando intensivamente os stops.

Imagino que boa parte das sardinhas, durante os jogos, vai armar seus stops e se desligar da bolsa para assistir os jogos tranquilamente. Vão se imaginar seguros. A atenção dos operadores de mesa também estará dividida durante os jogos. Os únicos que continuarão a trabalhar sem influência direta da Copa serão os computadores, incluindo os robôs utilizados pelos grandes investidores nacionais e internacionais.

Entretanto, os stops ficam nas corretoras aguardando o gatilho. As corretoras tem como saber, naturalmente, onde estão concentradas as ordens de stop de seus clientes, com qual start e qual preço de execução. Estatisticamente, e com o apoio das ferramentas de análise técnica, dá para projetarem como estão posicionados os clientes das demais corretoras com pequena margem de erro. Com estas informações, e esforço computacional (colocar computador para calcular estratégia e os valores adequados), é possível lançar ordem de venda (ou compra) que comece a acionar os stops em cadeia, derrubando (ou elevando) os preços dos ativos. Com os dados em mãos, será meramente uma questão de programar os robôs para executar o plano.

Para quem não se lembra, em 06/05 passado (uma quinta-feira) tivemos uma situação de ordens em cascata iniciada nas bolsas dos EUA, que afetaram as bolsas do mundo inteiro. Em 20 minutos tivemos papeis se desvalorizando mais de 60%! O mecanismo eu tentei apresentar, de forma simplificada, no texto postado na URL http://www.blogdodaniel.xpg.com.br/0027.html.

Claro que isso teria que ser uma coisa dissimulada, para evitar suspeitas. Mas a votação de projetos de interesse da Petrobras pela Câmara é ótimo argumento para justificar uma volatilidade anormal. Uma eventual oscilação externa também pode ser utilizada como argumento. Enfim, justificativas não faltarão, a menos que seja algo muito descarado e maciço, o que duvido que ocorra: os caras não são amadores.

Enfim, muito cuidado com suas operações nos dias de jogos do Brasil, principalmente durante os jogos. Eu, que não opero com stops, pretendo assistir aos jogos tranquilo. Nem sei ainda se vou trabalhar no dia... rs

Abraços, boa sexta-feira a todos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Subindo para o QuintoAndar

Hoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...

 
 
 
Amazon Kindle: conhece?

Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...

 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2016 por Daniel Meinberg Schmidt de Andrade

Orgulhosamente criado com Wix.com

Deixe seu e-mail e receba as atualizações do site

bottom of page