Bolsa x Negócio Próprio
- Daniel Meinberg
- 31 de ago. de 2010
- 2 min de leitura
(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0140.html)
Boa tarde, pessoal.
Este texto é uma homenagem à minha mãe, que é a pessoa que eu mais vejo falar que quer ter um negócio próprio, mas morre de medo de operar em bolsa. Como não é a única pessoa (isto é estranhamente comum), vou tentar rapidamente desmistificar a imagem da “bolsa vilã” contra o “negócio próprio mocinho”.
A bolsa nada mais faz do que a comercialização de parcelas de empresas. Tem boas empresas, outras nem tanto. Tem muita especulação também. Mas com um pouco de estudo e dedicação você consegue encontrar boas oportunidades. Sempre estão lá e sempre estarão lá. Escolha um setor, acompanhe-o, acompanhe os papeis negociados e você certamente encontrará boas oportunidades de negócio.
Os argumentos de que não tem conhecimento de como funcionam as empresas listadas na bolsa, os princípios de administração, tributos e contabilidade são, a meu ver, inválidos. Isto porque não consigo conceber um dono de negócio (seja integral ou em sociedade) que consiga ter sucesso sem tais entendimentos. O sujeito que monta o negócio próprio sem saber isto é, em minha opinião, um jogador, que arrisca a sorte sem sequer ter noção da probabilidade de ganho ou de perda com a jogada.
Quem sonha com o negócio próprio e se esquece de que será um administrador do negócio, que terá que lidar simultaneamente com questões tributárias, contábeis, jurídicas, de recursos humanos, etc. é alguém que não se dispôs a sentar e analisar a sua proposta com a seriedade que ela merece. Ou, se não merece a seriedade da análise, sequer merece seu tempo.
Notem: isto não é uma propaganda para investirem em bolsa. Só estou tentando mostrar às pessoas que um negócio próprio não é algo tão simples de se começar e ter sucesso quanto aparece em nossos sonhos. É por isto que eu prefiro operar diretamente no mercado acionário.
Abraços, boa semana a todos.
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...