Sete Hábitos para Melhorar sua Educação Financeira
- Daniel Meinberg
- 12 de out. de 2010
- 3 min de leitura
(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0145.html
Boa noite, pessoal.
Hoje vou falar sobre eficácia partindo do aprendizado adquirido através do livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Paulo Kretly, o qual recomendo. Acredito que os hábitos apontados serão úteis em vários aspectos da vida, inclusive na construção de sua independência financeira.
O livro é particularmente útil quando desejamos passar de um estado de dependência para um estado de interdependência. Para tanto, é necessário que se aprenda a ser independente, como passo intermediário, para que a atitude passiva da dependência possa se transformar em uma forma de construção conjunta da interdependência.
Hábitos são frutos de se saber o que fazer, como fazer, porque fazer e, principalmente, querer fazer. Com estes 4 componentes bem estruturados, forjar um hábito passa a ser questão de repetição da atitude.
No livro, os sete hábitos a serem trabalhados são:
- Seja proativo;
- Comece com o Objetivo em Mente;
- Primeiro o Mais Importante;
- Pense Ganha-Ganha;
- Procure Primeiro Compreender para Depois ser Compreendido;
- Crie Sinergia;
- Afine o Instrumento.
Ser proativo significa agir de forma adequada ou até criar condições para realizar determinadas ações, ao invés de se deixar levar pelas circunstâncias.
Traçar mentalmente o objetivo é importante para que sejam traçadas as metas e os pontos de controle para se chegar ao resultado desejado. É imprescindível para que a habilidade passe a ser mais importante do que a sorte.
Priorizar o que é mais importante permite distinguir do que é apenas urgente, mas não é necessário. Assim, algumas urgências podem simplesmente serem descartadas, reservando energia para o que precisa ser feito.
Pensar ganha-ganha significa tentar encontrar em todas as negociações (não apenas as profissionais) um termo que fique bom para todas as partes, de forma que todos tenham vontade e se esforcem para que a solução acordada seja de fato atingida.
Compreender é diferente de escutar. Muitas vezes nós apenas escutamos o que os outros estão nos dizendo para apresentar-lhes uma resposta. Compreender significa mais. Compreender pressupõe estar atento também às informações transmitidas de forma subliminar e, se for o caso de dar uma resposta, levar uma resposta que seja realmente adequada à necessidade da pessoa.
Criar sinergia é provar ao universo e à matemática que 1 + 1 é mais do que 2, que o todo é maior do que a simples soma das partes. Quando agindo conjuntamente, é comum que as pessoas encontrem caminhos que jamais encontrariam se atuassem apenas individualmente.
O instrumento a ser afinado é você! Você precisa trabalhar seus hábitos nas esferas física, intelectual, emocional e espiritual. Para tanto, é necessário que cuide do seu corpo e da sua mente.
Ciente dos hábitos, agora cabe a você tomar ou não uma atitude para se tornar mais eficaz e se sobressair independente do cenário político, econômico ou social em que você estiver inserido. Lembre-se também que para alcançar resultados diferentes você deve procurar fazer coisas diferentes. Isto vale também para sua educação financeira, e sua construção de independência e tranqüilidade econômica.
Mudar seus hábitos de consumo (não apenas o que consumir, mas como consumir ou adquirir), criar disciplina, estabelecer metas de curto, médio e longo prazo (e esforçar-se para cumpri-las), adequar seu estilo de vida, dentre outros, são pontos importantes que podem ser alcançado com a mudança em seus hábitos.
Ninguém disse que as mudanças serão fáceis. Mas posso afirmar que valem a pena em longo prazo.
Abraços, boa semana a todos.
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...