Como saber se sua previdência privada está valendo a pena
- Daniel Meinberg
- 25 de dez. de 2013
- 2 min de leitura
(publicado originalmente em http://educandoseubolso.blog.br/2013/12/24/como-saber-se-sua-previdencia-privada-esta-valendo-a-pena/)
Com a chegada do fim de ano, ao fazer meu aporte anual ao PGBL, fiquei na dúvida se este investimento estaria ou não valendo a pena financeiramente. Para variar, tive que parar pra pensar e fazer as contas eu mesmo. Como isto acabou me tomando um tempinho, decidi compartilhar minhas conclusões com vocês. Adianto que a leitura da tabela (clique na imagem da tabela para visualizar melhor), que confesso não ficou lá muito simples, não é indispensável à compreensão das principais mensagens.
Primeiro comparei o saldo do PBGL (3) com a soma dos aportes atualizados monetariamente (5) e conclui que meu PGBL “bateu” a aplicação financeira alternativa rendendo SELIC, como uma LFT por exemplo. Provavelmente devido à exposição a ativos atrelados a risco pré-fixados e inflação que subiram mais do que os pós-fixados puros entre 2006 e 2012. Este excesso de retorno, porém, vem se revertendo em 2013, com a mudança do cenário.
Entretanto, a comparação de valores brutos não é útil, pois todos nós temos que pagar impostos, não é mesmo?! Por isso, comparei o saldo do PGBL líquido de impostos (4) com a mesma soma dos aportes corrigidos pela Selic acima, só que agora líquidos de IR (1). Após impostos, a situação se inverte, pois mesmo com alíquota menor, no PGBL o IR também incide sobre o principal, enquanto que na aplicação financeira alternativa, o imposto recai só sobre os lucros.
Caramba, estaria este esforço todo me fazendo perder dinheiro!
Na verdade não, pois a comparação que interessa mesmo é do mesmo saldo do PGBL líquido de impostos acima (4) com a soma dos aportes corrigidos, mas considerando a restituição de IR (2). Ou seja, considerando que uma parte do valor do aporte não foi feita com o meu dinheiro, mas sim com recursos do governo (que ele me devolveu via restituição, exclusivamente em função do aporte do ano anterior), o PGBL rendeu belíssimos 128% da SELIC. Ufa!!! Fiquei aliviado e tratei de aportar novos 12% de minha renda bruta tributável ao meu PGBL.
(Publicado também em http://vocemaisrico.com/2013/12/24/como-saber-se-sua-previdencia-privada-esta-valendo-pena/)
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...