Qual o melhor investimento: LCI, LCA, CDB, Letra de Câmbio…?
- Daniel Meinberg
- 16 de set. de 2015
- 2 min de leitura
(publicado originalmente em http://educandoseubolso.blog.br/2015/09/15/qual-o-melhor-investimento-lci-lca-cdb-letra-de-cambio/)
Tem coisas que acontecem com a gente que nos fazem acreditar em Deus: estava sem inspiração sobre o que escrever quando chega um conhecido e me conta que estava em dúvida sobre qual o melhor investimento para ele, pois tinha recebido um dinheiro extra e queria investir, mas a gama de opções que o gerente ofereceu era muito ampla e complexa.
Basicamente, posto que ele queria renda fixa, o gerente oferecia Poupança, Letra de Câmbio, CDB, LCI e LCA, mas não conseguia explicar (ou convencê-lo) do que seria o melhor investimento para o dinheiro recebido.
Você, que já nos acompanha há algum tempo, já sabe que não temos resposta para esta pergunta, não há receita de bolo, tampouco temos como taxar uma opção melhor que a outra. Mas vamos a algumas considerações que, pelo menos para este meu conhecido, foram bastante úteis para decidir em que investir.
Em primeiro lugar, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) assegura seu investimento até R$250.000,00 por CPF e por instituição. Ou seja, considerando que seu dinheiro renderá, sugiro investir até R$200.000,00 por instituição. Isto posto, não há muita diferença em termos de risco entre Caderneta de Poupança, LCI, LCA, CDB, RDB e Letras de Câmbio, Imobiliárias e Hipotecárias. Mas nem todos os investimentos são cobertos por esta garantia. Exemplo: fundos de investimento e debêntures incentivadas não contam com a garantia do FGC.
Em segundo, comparar investimentos com e sem incidência de Imposto de Renda. Alguns investimentos, como as LCI e Poupança, são isentos. Outros, como Letras de Câmbio e CDB, tem incidência conforme abaixo:
– investimentos por até 6 meses: 22,5% de imposto de renda (fator multiplicador 0,775)
– Investimentos por até 1 ano: 20% de imposto de renda (fator multiplicador 0,8)
– Investimentos por até 2 anos: 17,5% de imposto de renda (fator multiplicador 0,825)
– Investimentos por mais de 2 anos: 15% (fator multiplicador 0,85)
Em outras palavras, ao comparar um investimento com incidência de imposto de renda com outro sem incidência você deve multiplicar a taxa oferecida pelo fator multiplicador. Exemplo: um CDB que renda 120% do CDI e com vencimento em 3 anos equivale a uma LCI de 102% do CDI (120% x 0,85 = 102%). Note que, apesar da taxa nominal do CDB ser sensivelmente maior, ao retirar a parcela relativa ao imposto de renda, sua rentabilidade líquida é bastante reduzida. Ou seja, em mesmas condições, uma LCI que paga 105% do CDI é mais interessante do que um CDB que paga 120% do CDI, pois a rentabilidade da LCI já é líquida de imposto de renda.
Por fim, Caderneta de Poupança pode parecer mais segura e estável (o brasileiro médio tem esta percepção), porém é garantida pelo mesmo FGC que assegura, por exemplo, a LCI. Porém, enquanto a Caderneta de Poupança está pagando em torno de 8% ao ano, LCI, CDB, etc. estão rendendo (valores líquidos) até 15% ao ano (dependendo da instituição financeira e o valor investido). Quase o dobro. Seu dinheiro merece respeito. Escolha direitinho onde investir.
Até a próxima.
Posts recentes
Ver tudoHoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...
Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...
Ontem escrevi para o Educando seu Bolso algo relacionado à minha impressão de comprar um imóvel da Caixa, o que fiz no final do ano...