top of page

Desempenho dos Clubes de Investimentos

  • Daniel Meinberg
  • 1 de mai. de 2010
  • 3 min de leitura

(publicado originalmente em http://blogdodaniel.xpg.uol.com.br/0020.html)

Boa noite, pessoal.

A coisa está cada vez pior. Fui começar a analisar desempenho das carteiras recomendadas pelas corretoras, sugeriram que eu desse uma olhada no desempenho dos clubes de investimento regularmente registrados e operando. Visitei, então, o site da Bovespa, mais especificamente o endereço http://www.bmfbovespa.com.br/clube-de-investimento/clube-de-investimento.aspx?Idioma=pt-br, no dia 29/04/2010 às 20h e encontrei os dados tabelados abaixo dos 92 clubes regulares:

Nota: Dados fornecidos pelos administradores dos clubes.

Nota: Atualização Mensal.

Desta vez eu fiz questão de colocar a tabela, porque os números que encontrei, em meu entendimento, são absurdos. Vejam a rentabilidade dos clubes:

Em 28/04/2009, a rentabilidade dos clubes variou entre -4,1055% e 1,9496%, sendo que apenas 22 (dos 92) tiveram rentabilidade positiva, o que corresponde a 23,9% dos clubes. 76,1% dos clubes apresentou prejuízo. Para cada um que deu lucro, mais de outros três deu prejuízo.

A rentabilidade acumulada em abril variava entre -13,1759% e 6,5654%, sendo que apenas 6 (sim: um, dois, três, quatro, cinco, seis) estavam positivos, ou 6,5% do total. Colocando o absurdo em outra forma, para cada um que estava positivo, MAIS DE QUINZE estavam negativos.

No ano, a rentabilidade estava entre -25,3405% e 32,7973%, com 13 fundos com rentabilidade positiva (14,1%) e 1 fundo rigorosamente com rentabilidade 0. 84,4% estavam negativos.

Todas essas comparações tiveram como referência o “dinheiro no colchão”. Ou seja, os clientes que investiram na maioria dos clubes listados acima estão com menos dinheiro hoje do que se tivessem deixado a grana guardada em casa (desde que não fosse assaltado, é verdade). E, para piorar o desempenho dos clubes, as taxas de administração continuam sendo cobradas pelas corretoras, sem dó nem piedade. Isso significa que o clube com rentabilidade zerada no ano também integra o grupo dos que tiveram rentabilidade negativa.

Dos fundos que tiveram algum dos períodos medidos com rentabilidade positiva, 27 (29,3%) tiveram um indicador positivo e dois negativos, 6 (6,5%) tiveram dois indicadores positivos e um negativo, e apenas 1 (1,1%) está com todos os períodos apurados positivos. E 58 (63,0%) estão com todos os percentuais negativos: perdeu dinheiro no diário, no mensal e no ano. E não estamos em crise!

Gente, quando você delega a execução de um serviço – qualquer – a um profissional do ramo, você espera receber um serviço de qualidade acima da média. Pelo menos eu sou assim: se estou pagando, quero algo bom. Não consigo conceber que “profissionais” do mercado peguem o dinheiro das pessoas e retornem um resultado tão medíocre.

Eu considero mais grave o erro nos clubes de investimento do que nas carteiras recomendadas porque necessariamente nos clubes tem dinheiro de investidores sendo corroído. Tudo bem que bolsa é investimento de risco, mas é aceitável que tantos profissionais estejam levando seus clientes a amargarem prejuízos? Há alguma forma de penalizá-los? Talvez, limitar a cobrança de taxas administrativas pela corretora somente de clubes com rentabilidade positiva seja um caminho. Ou, talvez até melhor, pelo menos para os clubes administrados pelas corretoras, vincular as cobranças às performances das carteiras, que poderiam ser simultaneamente a Selice o IBOV em comparações anualizadas. Afinal, se o investidor está perdendo, não é justo que a corretora tome seu quinhão regularmente. Isso seria uma relação parceira entre o cliente e a empresa.

Recentemente, encontrei um blog (http://ricktraders.blogspot.com/) que passa dicas gratuitamente durante o pregão. Se eles são profissionais eu não sei. Sei que acertando bem mais do que a média das carteiras recomendadas, ou dos clubes de investimento. Dá um pouco mais de trabalho operar acompanhando as dicas, mas dizem que é o olho do dono que engorda o gado. Não estou sugerindo que sigam as dicas cegamente. Apenas estou mostrando que é possível fazer um bom trabalho no mercado, seja altista ou baixista. Hoje fiz questão de acompanhar o blog durante todo o dia, simulando as entradas e saídas sugeridas para poder mensurar e apresentar hoje a noite para vocês. O IBOV fechou o dia com depreciação de 0,66% (ou seja, a bolsa caiu 0,66%). Quem eventualmente seguiu o que estava sendo indicado gratuitamente realizou mais de 5% de lucro! Só hoje!

Sinceramente, gostaria de comentários e explicações razoáveis dos “profissionais” para isso que estão fazendo no mercado. Caso não receba, em breve apresentarei um exemplo didático de como podem estar operando esta carteira em prejuízo dos seus clientes, em favor de maiores lucros das corretoras. Se você acha que sua corretora é “santa”, e as recomendações dela estão com mau desempenho, ou seus clubes estão mal administrados, reflita sobre o caso do Goldman Sachs, que está na imprensa econômica estes dias: há sérias suspeitas de que eles venderam aos clientes produtos sabidamente (por eles) podres para tirá-los das carteiras próprias do banco. Em minha opinião, se isso for comprovado, todos os envolvidos devem ser presos. É roubo!

Abraços, bom fim de semana a todos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Subindo para o QuintoAndar

Hoje é dia de "pegar o elevador" para alugar melhor, mais rápido e mais tranquilamente seu imóvel residencial: testamos o app...

 
 
 
Amazon Kindle: conhece?

Você prefere ler um livro físico ou um digital? Para os que ainda não experimentaram, e para os que preferem o livro digital, espero que...

 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2016 por Daniel Meinberg Schmidt de Andrade

Orgulhosamente criado com Wix.com

Deixe seu e-mail e receba as atualizações do site

bottom of page